Pesquisa

"Trico(n)tando estórias" em Almalaguês - primeiras quartas-feiras, de fevereiro a dezembro

Share
Share
Data e Hora

De 2017-02-01 a 2017-12-06, ás Quartas, sem horário definido

Local

Biblioteca Municipal Anexa de Almalaguês

Lotação

Não definido

Página oficial
http://www.cm-coimbra.pt

Organização

Câmara Municipal de Coimbra

Descrição

Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês com oferta de programação dirigida à população adulta local

“Trico(n)tando estórias” | uma vez por mês, de fevereiro a dezembro

Os habitantes de Almalaguês estão convidados a partilhar vivências, recordando e recontando estórias da tradição oral, de forma descontraída e informal, no polo da Biblioteca Anexa Municipal que a Câmara Municipal de Coimbra disponibiliza naquela localidade.

Trico(n)tando estórias – assim se designa o novo projeto de periodicidade mensal –pretende não apenas promover uma das valências da Biblioteca Municipal de Coimbra como, e sobretudo, fomentar a comunicação, através da escrita e da leitura, entre a população adulta da freguesia.

As sessões desenvolvem-se de fevereiro a dezembro de 2017, em sessões que decorrem na primeira quarta-feira de cada mês, à exceção de novembro, em que se realiza na segunda quarta-feira, das 15h00 às 17h00.

A iniciativa ligará, certamente, várias gerações já que, em modo de tertúlia, sugere-se aos presentes que partilhem estórias da sua infância, aquelas que costumam contar em contexto familiar ou junto de um núcleo de amigos.

Além da troca de comunicação presencial, a atividade pressupõe a recolha, por escrito, das estórias abordadas em cada sessão, que serão recontadas no início da sessão seguinte aferindo-se, deste modo, se o registo escrito é fiel ao contador. Cada estória trico(n)tada será ilustrada pelos participantes, perspetivando-se uma compilação, em formato de “livro” que será apresentado num serão cultural, para mostrar à comunidade de Almalaguês o fruto das estórias (re)contadas, ao longo das onze sessões calendarizadas, nas seguintes datas: 1 de fevereiro, 1 de março, 5 de abril, 3 de maio, 7 de junho, 5 de julho, 2 de agosto, 6 de setembro, 4 de outubro, 8 de novembro e 6 de dezembro.

Com entrada livre, a iniciativa leva-nos a viajar ao passado, centrando-nos nas palavras e nos seus significados, entre os afetos, as vozes, os olhares, a entoação ou os gestos de quem conta as estórias que fazem parte da nossa memória coletiva.

Mais informações sobre a iniciativa poderão ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 19h30, junto da Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês (telef. 239 932 493).